O que é câncer?
Fala-se muito sobre o câncer, mas nem todas as pessoas compreendem exatamente o que essa doença tão temida realmente é ou como surge nos pacientes.
O câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de doenças que têm origem genética, ou seja, ao longo do tempo ocorrem mutações no DNA celular suficientes para iniciar um processo de carcinogênese (início do câncer).
Importante frisar que sempre que utilizamos a palavra câncer, estamos nos referenciando a neoplasias malignas, que além da sua capacidade incontrolada e ilimitada de replicação celular, tem como principal característica a invasão de tecidos vizinhos e metástase.
Para que o processo de carcinogênese aconteça é preciso um acúmulo de mutações genéticas que podem ocorrer ao longo de meses ou anos. Durante esse processo de carcinogênese, existem dois genes envolvidos que são importantes serem citados, os PROTO-ONCOGENES e ONCOGENES. A princípio os proto-oncogeneses são inativos em células normais, mas ao serem ativados tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas. Os oncogenes, são genes supressores tumorais e sua inativação, faz com que as células tumorais não sejam impedidas de continuarem se multiplicando de maneira descontrolada.
O processo de carcinogênese pode ser dividido em etapas
1 Iniciação: as células sofrem ação dos agentes cancerígenos, que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase os tumores ainda não podem ser detectados clinicamente.
2 Promoção: As células geneticamente alteradas, entram em um processo de iniciação e sofrem estímulos dos agentes carcinogênicos. Esse estímulo nocivo que promove o crescimento das células tumorais pode ser lento e contínuo.
3 Progressão: nessa fase o câncer já está instalado e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Se não diagnosticado e tratado precocemente o câncer pode migrar para outros órgãos, comprometer os linfonodos e tecidos adjacentes (metástase).
Causas
Diversos agentes carcinógenos, podem promover a transformação de células normais em células malignas. Os mais comumente descritos são: dieta rica em carne vermelha e alimentos processados, radiação, vírus, bactérias, exposição exacerbada e prolongada a hormônios, exposição ao fumo, exposição solar, dentre outros.